segunda-feira, 14 de maio de 2007

Hipertensão, Aterosclerose e Aneurisma. O Que Eles Têm em Comum?

Existem meios de se reduzir a formação de placa de ateroma (placa de gordura e cálcio) no corpo humano! Estudos recentes comprovam que ao reduzir a hipertensão reduzimos também a formação de placas de ateroma no interior dos vasos. Essas placas são responsáveis por formação de aneurismas (dilatação do vaso sangüíneo) e obstruções de artérias que, muitas vezes, causam infarto cardíaco. Desenvolvimento da placa de ateroma.

Os aneurismas decorrem de um enfraquecimento da parede arterial. A aterosclerose (endurecimento das artérias) é a causa mais freqüente dos aneurismas arteriais. As pessoas hipertensas, principalmente do sexo masculino e com idade mais avançada, são as que mais apresentam esse tipo de problema. A doença é mais freqüente numa proporção de quatro homens para cada mulher. Infelizmente, todo aneurisma evolui para o rompimento que freqüentemente leva a pessoa a morte. Imagem de um Aneurisma Aórtico Abdominal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aterosclerose significa que há estreitamento da luz do vaso por formação de ateromas(placas de gorduras), obstrução por trombose, morte celular e até mesmo por incapacidade de oxigenção dos tecidos dos vasos.
Esclerose média ficaria mais viável pelo fato de ocorrer a calcificação da camada média das artérias.