segunda-feira, 14 de maio de 2007

O Que é Hipertensão?


É sempre bom ficar informado sobre todas as doenças que podemos ter. A hipertensão é uma delas e é tão perigosa que pode levar até à morte.

A hipertensão é uma doença que causa lesões em diferentes órgãos do corpo humano, como o cérebro, o coração, os rins e os olhos. A hipertensão arterial, ou mais popurlamente chamada de 'pressão alta', acontece quando a tensão arterial se eleva tanto que ultrapassa os valores considerados normais (140/90mmHg). Além desta, existe outro tipo de hipertensão, é a hipertensão arterial secundária que é menos conhecida e pode ser tratada em um médico específico. Esses tipos de doenças só acontecem com pessoas maiores de 18 anos.

No nosso dia-a-dia, ela pode variar bastante. Dependendo se você está fazendo exercícios, está excitado, nervoso, fumando ou consumindo algum tipo de bebida alcoólica sua pressão irá subir. Mas se você está dormindo ou relaxando de alguma forma, ela irá de certa forma diminuir. Até mesmo a sua postura (se você está sentado ou de pé) influencia na alteração da sua pressão.

É preciso tomar muitos cuidados, pois a hipertensão é uma doença silenciosa e não apresenta sintomas. Ela está se tornando muito comum principalmente em pessoas que fumam, consumem bebidas alcoólicas ou quantidade significativa de sal. Esse mal acontece geralmente em homens e mulheres maiores de 35 anos, negros, pessoas com o histórico familiar de hipertensão, obesos, diabéticos e gente que não faz exercícios físicos regularmente.

Se você possui alguma característica acima citada, vá ao seu médico e peça pra que ele verifique a sua tensão arterial. Saúde é coisa séria.

Nenhum comentário: